“Como a rádio entrou na minha vida”

Promotor: Biblioteca Escolar Clara Brandão e Projeto Oficina dos Media / AE Ferreira de Castro Oliveira de Azeméis


Fonte da imagem: Facebook Rádio Impacto
Para celebrar os 25 anos de existência da Rádio Impacto, os alunos que participam nas emissões desta rádio escolar vão elaborar um vídeo, no qual falam de como essa experiência e o facto de estarem já há vários anos a colaborar na rádio mudou as suas vidas e as suas vivências.

Ver a ficha de registo

Relações Públicas e os Media: o que mudou ou não nesta relação?

Promotor: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)- Andreia Garcia


Fonte da imagem: Facebook ESCSipl
A unidade curricular de Relação com os Media, da Licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial irá juntar-se à operação deste ano através da promoção de uma aula aberta em formato online que acontece no dia 3 de maio, das 20h às 21h, que terá como oradores convidados Carina Ferreira, Diretora da Agência ALICE, e Sara Camacho, Social Media Manager da SIC Notícias.
Para aceder à aula é entrar no dia e hora marcada em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86218044737.

Ver a ficha de registo

A importância dos media nos dias de hoje

Promotor: Agrupamento de Escolas Vale do Tamel (concelho de Barcelos)


Fonte da imagem: Rádio Vale do Tamel
Os alunos deste agrupamento escolar vão desafiar-se internamente através da produção de podcasts alusivos à importância dos Media nos dias de hoje, cumprindo alguns passos. Primeiro vão elaborar uma notícia sobre um tema da atualidade, em seguida vão treinar a leitura dessa notícia. Depois disso estarão prontos para preparar e efetuar a gravação no programa Audacity e explorar as várias possibilidades de efeitos do Audacity. Finalmente vão guardar o trabalho final em formato mp3 para o poderem partilhar com a comunidade educativa, através da sua divulgação na Rádio Escolar Vale do Tamel!

Mais sobre esta rádio em http://radiovaledotamel.blogspot.com/!

Ver a ficha de registo

The Global War on Truth: Using Violence to Undermine Freedom of Expression and Democracy

Promotor: Escola Superior de Comunicação Social – Professora Fernanda Bonacho (Lisboa)


Fonte da imagem: Facebook ESCSipl
No arranque da operação, dia 3 de maio, a Licenciatura e o Mestrado em Jornalismo, a unidade curricular de Communication, Information and Social Media Literacy e o ciclo de conversas “COMUNICAR A CIÊNCIA”  da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)organizam a masterclass “The Global War on Truth: Using Violence to Undermine Freedom of Expression and Democracy.” Aberta à comunidade académica, este evento realiza-se a partir das 11h, na sala 2P9 da ESCS , e contará como orador convidado o jornalista e escritor Patrick Symmes. O tema da Liberdade de Expressão como um Bem Público será desenvolvido na comparação entre o estado da democracia e dos meios de comunicação social em vários países.

Mais sobre esta masterclass e o seu orador em http://www.escs.ipl.pt/agenda-e-eventos/the-global-war-on-truth !

Ver a ficha de registo

“Liberdade de Expressão – estará a Europa num momento de viragem?”

Promotor: Secretaria- Geral da Presidência do Conselho de Ministros


Fonte da imagem:
Site da SGPCM
No último dia da operação, 9 de maio, que é também o Dia da Europa, a Secretaria- Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) irá promover um seminário interno, sob o tema “Liberdade de Expressão – estará a Europa num momento de viragem?”. A Professora e investigadora Rita Figueiras será a oradora convidada com uma comunicação que dá o título à iniciativa. O evento contará com a presença na abertura do Secretário-Geral David Xavier e será encerrado pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

Ver a ficha de registo

Nós, as Redes Sociais e os Media – Desafios na Comunicação em Saúde

Promotor: Miligrama Comunicação em Saúde (concelho da Amadora)


Fonte da imagem:
Miligrama
No dia 3 de maio, a empresa Miligrama Comunicação em Saúde vai divulgar, através das redes sociais, uma sessão de Perguntas e Respostas a Duarte Vital Brito, médico e especialista em comunicação em saúde pública e visualização de informação, sobre o tema “Nós, as Redes Sociais e os Media – Desafios na Comunicação em Saúde”.
https://www.facebook.com/miligramacomunicarsaude



Ver a ficha de registo

O papel dos OCS no combate às notícias falsas

Promotor: Escola Básica e Secundária de Povoação (concelho de Povoação)


Fonte da imagem:
edu.azores.gov.pt
Numa iniciativa dirigida à comunidade escolar, a Escola Básica e Secundária do concelho de Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores,propõe-se elaborar um mapa de notícias verdadeiras e falsas e encontrar vestígios delas nos media e redes sociais. «Promover junto dos alunos o gosto pela pesquisa de notícias veiculadas por órgãos de comunicação social independentes» é um dos objetivos desta iniciativa.

Ver a ficha de registo

“A nossa bandeira jamais sera vermelha”, de Pablo Lopez Guelli, 70′ (Brasil)

Promotor: Associação Isonomia (Centro da Juventude de Braga)


Fonte da imagem: Associação Isonomia
Integrado nos 7 dias com os media e no Festival Política a decorrer no Centro de Juventude de Braga, será exibido, no dia 7 de maio, pelas 15h, o Documentário intitulado “A nossa bandeira jamais será vermelha”, de Pablo Lopez Guelli, 70′ (Brasil).
 
A temática abordada é a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas seis famílias que dominam o sistema de informação do país, no qual falam de como essa experiência e o facto de estarem já há vários anos a colaborar na rádio mudou as suas vidas e as suas vivências.

Ver a ficha de registo

Qrcodes contra a desinformação

Promotor: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra


Fonte da imagem:
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Estudantes da unidade curricular de Jornalismo Multimédia da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra espalham QRCodes pela cidade contra a desinformação.

Ver a ficha de registo

Jogo 7 dias com os media

Promotor: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra


Fonte da imagem:
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Para quem tiver interesse em jogar, estudantes da unidade curricular de Jornalismo Multimédia da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra prepararam um jogo com 42 perguntas destinadas a promover a literacia mediática. Para quem quiser aceitar o desafio, o jogo pode ser acedido aqui: https://create.kahoot.it/share/7-dias-com-os-media/68fb864c-f4b7-4f73-b9d4-80cc943f91a1.

Ver a ficha de registo

Lançamento de Lição sobre Igualdade de Género em Publicidade

Promotor: Programa Media Smart


Fonte da imagem:
Programa Media Smart
Para todos os que estiverem interessados, no dia 5 de maio de 2022, será lançado o novo Recurso educativo do Programa Media Smart que pretende ajudar a refletir sobre a Igualdade de Género em contexto de Sala de Aula. O evento, que conta com o apoio do GILM, será presencial (na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, a partir das 15h00), mas terá streaming no canal youtube do GILM (com o apoio do Cenjor).

Este novo recurso utiliza a publicidade como ferramenta útil na análise, interpretação e discussão sobre os estereótipos de género.

Ver a ficha de registo

ESPAB EXTRA: os ardinas vão à escola

Promotor: Escola Secundária Poeta Al Berto (Concelho: Sines)


Fonte da imagem:
https://be-espalb.blogspot.com/
Numa ação virada para a comunidade escolar, a Biblioteca da Escola Secundária Poeta Al Berto (Sines) vai dinamizar uma ação baseada na distribuição de uma primeira página do jornal (ESPAB: EXTRA) nas salas de aulas por dois “ardinas” com leitura de algumas notícias da BE. Essa leitura irá incluir ainda:
– breve explicação da importância dos media;
– entrega de certificados da fase intermédia do concurso de leitura ardinas em vias de extinção;
– divulgação da 5ª Tertúlia Literária do ano (autoras africanas)

Ver a ficha de registo

O que são Fake News? Como Identificá-las?

Promotor: Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire – Pontinha


Fonte da imagem:
aebf.pt/
A temática das fake news estará na base da uniciativa desta escola, que irá criar uma apresentação em Power Point Animada e dinâmica .

Ver a ficha de registo

Workshop sobre Desinformação, regulação e literacia mediática integrado no programa do Festival Política

Promotor: Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)


Fonte da imagem:
Festival Política
No dia 5 de maio de 2022, a partir das 17h30, no Centro da Juventude de Braga, a proposta da ERC é a dinamização de um workshop baseado num exercício de análise, reflexão e debate em torno de três eixos: Desinformação – Regulação – Literacia dos Media. Neste encontro serão usados como exemplo conteúdos visados em queixas recebidas pelo regulador como sendo potenciais casos de desinformação, nomeadamente sobre temas da atualidade, como a pandemia de covid-19 ou a guerra Rússia-Ucrânia.

Esta iniciativa integra o programa do Festival Política , que na edição deste ano é dedicado à temática da desinformação.

Ver a ficha de registo

O Metaverso e a Identidade Digital

Promotor: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra


Fonte da imagem:
https://www.esec.pt/
Na tarde do 4º dia da operação, dia 6 de maio, na sala 10 da ESEC, os alunos da unidade curricular “Atelier de Comunicação e Redes Sociais”, da Licenciatura em Comunicação Social, debatem “O Metaverso e a identidade digital”.

Ver a ficha de registo

BREAKING (fake) NEWS!

Promotor: Escola de Comércio do Porto


Fonte da imagem: Escola de Comércio do Porto
Esta atividade resulta de um projeto eTwinning que está a ser desenvolvido entre a Escola de Comércio do Porto e que tem como parceira uma escola alemã. Através deste projeto, pretende-se que os alunos sejam dotados de competências fundamentais, como o pensamento analítico e crítico, a comunicação e a criatividade, utilizando, para o efeito, a gamificação como metodologia que elevará os seus níveis de motivação e de envolvimento no mesmo. No final, pretende-se que os alunos criem uma escape room colaborativa sobre a temática das fake news e da desinformação.

Ver a ficha de registo

Debate Radiofónico

Promotor: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRONCHES (concelho: ARRONCHES)


Fonte da imagem: Agrupamento
Escolas de Arronches
Debate na Rádio Luz, rádio escolar do Agrupamento de Escolas de Arronches, sobre alguns tópicos subordinados ao tema “saber estar online”.
Ver a ficha de registo

Encontro Nacional de Jovens Jornalistas

Promotor: Direção-Geral da Educação


Fonte da imagem: DGE
O Agrupamento de Escolas Eça de Queirós (AEEQ), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Jornal Público (Público) realizou, no passado dia 27 de abril de 2022, o Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, que decorreu na modalidade presencial.
Este evento visou proporcionar um espaço de reflexão e debate entre 140 jovens e professores de 33 Agrupamentos de Escolas (equipas de jornais escolares).

Ver a ficha de registo

VI Encontro Nacional dos Media – Liberdade de imprensa nos dias de hoje

Promotor: Direção-Geral da Educação


Fonte da imagem: DGE
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos media e integrado na Operação Nacional 7 Dias com os Media, realizou-se no dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – o VI Encontro Nacional de Educação para os Media, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação em parceria com o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e com o Centro de Formação António Sérgio.

O Encontro teve um formato híbrido, online (plataforma zoom da DGE) e presencial (Auditório da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa).


Ver a ficha de registo

Rodriguinho Rádio Escola: Especial Eleições para Associação de Estudantes

Promotor: Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (concelho: Esposende)


Fonte da imagem: Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio
Programa da “Rodriguinho Rádio Escola” a emitir desde o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio… um espaço que normalmente, contempla entrevistas e notícias do agrupamento!O guião e as gravações foram da responsabilidade dos respetivos alunos e a montagem e publicação do podcast ficou a cargo da Equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento.

Ver a ficha de registo

A guerra Rússia – Ucrânia: em busca da Verdade

Promotor: Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire (concelho: Odivelas)


Fonte da imagem: aebf.pt/
Os alunos do 9.º ano irão:
-Pesquisar notícias da guerra da Ucrânia e avaliar a sua veracidade, aplicando as “regras” da literacia mediática;
-Distinguir factos e opiniões, selecionando depois alguns factos relacionados com o estudo da Guerra Fria.
No final, solicita-se uma reflexão sobre a importância da “guerra de informação” no contexto atual. Os resultados são debatidos em sala de aula.

Ver a ficha de registo

Palestra “Eu e as Redes Sociais: que relação é esta?”

Promotor:Escola Secundária Camilo Castelo Branco / Biblioteca Escolar (Vila Real)


Fonte da imagem: Escola Secundária Camilo Castelo Branco / Biblioteca Escolar
No passado dia 4 de maio, os alunos do 7ºA deslocaram-se à Biblioteca, acompanhados pela professora de Português. Dra. Elza Pinto, para assistir à palestra “Eu e as redes sociais: Que relação é esta?”, orientada pela professora de TIC, Dra, Marília Martins.
Esta atividade foi desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar destinada a alertar para os perigos online e capacitar para a utilização da Internet de forma segura e responsável.

Ver a ficha de registo

“Melhor Escola”

Promotor: Agrupamento de Escolas de Carvalhos e Jornal “O Gaiense” (Vila Nova de Gaia)


Fonte da imagem: Agrupamento de Escolas de Carvalhos e Jornal “O Gaiense”
Participação das oito escolas do Agrupamento de Escolas de Carvalhos na criação do caderno “Melhor Escola” do Agrupamento, sobre o tema da “resiliência”, publicado no dia 30 de abril de 2022 como parte integrante d’ “O Gaiense”, jornal organizador da iniciativa.

Ver a ficha de registo

Semana dos Media

Promotor: Agrupamento de Escolas de Branca (Albergaria-a-Velha)


Fonte da imagem: Agrupamento de
Escolas de Branca
Exposição: o nosso jornal escolar uma publicação activa ou irrequieta? (breve história de um jornal com mais de 25 anos)
O Clube de Jornalismo entrevista: conheces o teu jornal?
Debates: Eu, as redes sociais e os media. Que relação é esta? (a partir da exploração do livro de Isabel Meira “Gosto logo existo”.
O Rap vai à escola: o artista João Nina aborda temas como a importância da escola, da família, dos amigos (bullying, as redes sociais, etc)



Ver a ficha de registo

Literacia dos media e da informação

Promotor: Escola Secundária de Albergaria-a-Velha


Fonte da imagem: Facebook Agrupamento Escolas
Albergaria-a-Velha
A Professora Bibliotecária e a Professora de Inglês promoveram uma reflexão em torno das fake news.
Os alunos das turmas C e D do 10º ano foram alertados para a importância do uso informado, crítico e responsável dos Media nas suas várias plataformas.
Foi realizada uma oficina para os alunos experimentarem ferramentas digitais de análise e seleção de notícias e posteriormente elaborarem cartazes no Canvas a partir de uma notícia falsa referente a vários temas, com destaque para a Pandemia e a Guerra da Ucrânia, com o intuito de criarem um slogan que promova a informação critica e responsável.

Ver a ficha de registo